Qui, 01 de dezembro de 2022, 11:24

UFS recebe homenagens da Defesa Civil de SE
Medalha destaca serviços prestados pela UFS à sociedade sergipana

Membros da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram agraciados no mês de novembro durante a celebração do cinquentenário da Defesa Civil de Sergipe. A solenidade homenageou 70 personalidades civis e militares, incluindo os professores Antônio Garcia, do Departamento de Geologia da UFS, Lysandro Borges, do Departamento de Farmácia, e Rosalvo Ferreira, vice-reitor da UFS. De acordo com o professor Garcia, a Defesa Civil de Sergipe, ao completar 50 anos de sua instalação, e estando hoje como uma superintendência estadual de Defesa Civil, eleva o seu valor corporativo.

“O Laboratório de Progeologia da UFS desenvolve pesquisas em várias áreas, incluindo a área de gestão de território, analisando aspectos de geodiversidade das regiões onde trabalha. Ao longo de 17 anos construímos profissionais com conhecimento de algumas dessas áreas. A partir do início de 2022 fomos convocados pela reitoria da UFS a atender demandas da Defesa Civil relacionadas a acidentes em locais de turismo que poderiam atingir a região de Xingó. A continuidade do trabalho desenvolvido com a Defesa Civil, em várias reuniões e ações de campo, levaram à construção de um convênio de cinco anos, alinhando sete eixos de atuação no estado todo”, explicou o professor Antônio Garcia.

“Esse trabalho vem sendo reconhecido e acabou culminando com a premiação dessa medalha para a Universidade Federal de Sergipe e para o nosso laboratório, na minha pessoa. Estamos atuando continuamente com a equipe da Defesa Civil, acompanhando as variações climáticas e colaborando no sistema de alerta, é esse o papel da sala de risco implantada no Laboratório de Geologia na UFS”, complementou.

Antônio Garcia, do Departamento de Geologia da UFS. Fotos: Ascom Supdec

Medalha

A Medalha de Mérito da Defesa Civil de Sergipe foi criada em 21 de fevereiro de 2022, pelo Decreto Governamental nº 32, assinado pelo governador Belivaldo Chagas, em alusão ao cinquentenário da instituição e tem por objetivo agraciar personalidades civis e militares, bem como as entidades que contribuem para o engrandecimento do órgão, fazendo tornar notável e premiando pessoas homenageadas que tenham destacados serviços prestados à sociedade sergipana por meio das ações desenvolvidas pela Defesa Civil.

Devido ao trabalho que vem sendo realizado pela UFS no combate à Covid-19, o coordenador da Força-Tarefa Covid-19 da UFS, Lysandro Borges, também foi homenageado com a medalha. “Recebemos com muita honra e muita gratidão a Medalha de Mérito da Defesa Civil de Sergipe. São longos anos de cuidado e zelo pela população e houve o reconhecimento do nosso trabalho, que prestou serviço aos colaboradores da Defesa Civil desde o início da pandemia para que esses não parassem suas atividades. Foi uma parceria feita ao longo desses quase três anos, testamos gratuitamente os colaboradores da Defesa Civil e, devido a isso, e também aos serviços prestados a outros órgãos, houve a lembrança do nosso nome, em nome da Força Tarefa Covid-19”, mencionou Lysandro.

“Estamos muito felizes por representar esse grupo, que abdicou de família, de amigos, no momento que não havia vacinas para testar voluntariamente, gratuitamente a população sergipana. A Defesa Civil nos agraciou com essa linda medalha em um evento belíssimo, no Museu da Gente Sergipana, com vários convidados, de vários escalões da sociedade, tanto civil como militar, e dentre esses estávamos lá representando também a UFS, muito me honra fazer parte desse grupo”, declarou Borges.

Lysandro Borges, coordenador da Força-Tarefa Covid-19 da UFS.

“No momento do evento dedicamos essa medalha aos mais de 6.400 mortos pela Covid-19 no nosso estado, pessoas que tinham suas vidas, suas famílias, mas que essas foram ceifadas pelo vírus da Covid-19. A nossa homenagem a essas pessoas que hoje não estão mais aqui e pelas quais o nosso trabalho teve sentido”, finalizou o professor Lysandro.

Durante a solenidade, o superintendente da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), Luciano Queiroz, relembrou a trajetória da Defesa Civil e falou da honra de fazer parte do órgão que completa esse cinquentenário. Para ele, a Medalha do Mérito tem o objetivo de exaltar a importância de civis e militares no trabalho de cuidar da vida e da segurança dos sergipanos. “A Defesa Civil do nosso Estado, que trabalha com ações para salvaguardar a vida dos sergipanos em momentos difíceis, momentos de desastre, nos orgulha a todos. Cada pessoa que foi agraciada aqui hoje é de suma importância em cada ação e dá alicerce às nossas ações e nada mais justo que essa homenagem”, ressaltou.

Ascom UFS
Com informações da Ascom Supdec