Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Sergipe nasceu a partir de três contextos bastante favoráveis. O primeiro deles foi o cenário nacional da pós-graduação brasileira, que, à época, incentivava a formação de núcleos de pesquisa, especialmente a partir da abertura de novos campi no interior do Brasil. Esta conjuntura nacional facilitou o diálogo entre esses núcleos de pesquisa e as Pró-reitorias de Pós-graduação nas instituições de ensino superior, que impulsionaram esses núcleos nascentes ou em consolidação. Graças a este trabalho, a Pró-reitoria de Pós-graduação da UFS incentivou os professores do Departamento de Filosofia desta instituição a se organizarem em torno de um projeto comum de pós-graduação.

O segundo fator importante para a formulação do PPGF foi a chegada de novos professores e o consequente reforço nas linhas de pesquisa, dando maior robustez ao projeto. O Departamento de Filosofia da UFS havia recebido novos professores, todos titulados em Filosofia e formados em grandes centros de pesquisa no país ou no exterior, o que fez com que ele fosse um dos departamentos do Centro de Educação e Ciências Humanas dos mais qualificados, com 100% de titularidade máxima na área, ou seja, com doutorado em Filosofia. Assim, com corpo docente qualificado e visando a melhoria da graduação, a proposta de um programa de pós-graduação foi praticamente uma tendência natural, que todos abraçaram com afinco. Graças a esse diálogo entre todos os docentes do Departamento de Filosofia em torno de um projeto comum, a proposta apresentava maturidade intelectual e, por isso, maior viabilidade. Essa maturidade é visível, por exemplo, pelo número crescente de professores do Departamento que tem tido êxito em projetos de pesquisa financiados pelas agências de fomento à pesquisa: cerca de 70% dos professores nos últimos anos têm ou tiveram projetos apoiados seja por agências federais (CNPq/CAPES) ou estaduais (FAPITEC-SE), ou mesmo políticas internas da Universidade de estímulo à pesquisa, o que aponta para uma razoável capacidade de captação de recursos para um Departamento pequeno e sem programa de pós-graduação stricto sensu. Isto significa que estas pesquisas se revertem em publicação e em participação em eventos científicos nacionais e internacionais de peso.

Finalmente, o terceiro e último contexto favorável foi que, graças à obrigatoriedade do ensino da Filosofia no ensino médio, à expansão da graduação nos IFES e nos novos campi e à inexistência, então, de programas de pós-graduação em Filosofia nos Estados de Alagoas e de Sergipe, a proposta se fez cada vez mais necessária e urgente. Muitos de nossos bons alunos não poderiam se deslocar para a Bahia ou para Pernambuco, estados mais próximos onde havia pós-graduação em Filosofia. Por essa razão, muitos acabavam fazendo pós-graduação em outras áreas, como em Educação, ou em Desenvolvimento e Meio Ambiente, embora pesquisassem temas filosóficos. Nossos alunos mais destacados iam com certa frequência para os grandes centros do Sul e Sudeste (UFPR, USP, UERJ, UFG, UNICAMP), ou ficavam no NE (UFRN, UFPB, UFPE), predominantemente na UFBA. O surgimento do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFS, então, possibilitou que nossos alunos passassem a continuar seus estudos em uma instituição com professores qualificados e estrutura adequada, sem a necessidade de sair de Sergipe. Além disso, nos últimos anos, o PPGF/UFS tem se mostrado um pólo capaz de atrair, também, estudantes de diversas regiões do País.

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia tem como objetivo a formação de pesquisadores com sólida fundamentação teórica e capacidade de interagir com a comunidade acadêmica mediante produção filosófica de elevada qualidade.

O perfil do mestre e o do doutor em filosofia reúnem habilidades de investigação em sua área de especificidade, mas também compreensão do papel de sua pesquisa no amplo e multifacetado universo da filosofia. Esse profissional deve estar preparado também para exercer atividades de ensino em instituições de ensino superior, tendo como padrão a clareza, o rigor e a excelência dos saberes ensinados.

Área de Concentração

História da Filosofia Moderna e Contemporânea: essa área de concentração reflete a formação e produção acadêmica do corpo docente e se divide em duas linhas de pesquisa: Filosofia da História e Modernidade e Conhecimento e Linguagem.

Horário de atendimento ao público:

Das 09h às 12h e das 13h às 18h

Secretário: Franciely Souza da Cruz