Grupos de Pesquisa

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE O CONHECIMENTO E A CIÊNCIA - GE2C

O Grupo de estudos sobre o Conhecimento e a Ciência, GE2C, desenvolve pesquisas interdisciplinares sobre a natureza do conhecimento em geral e o conhecimento científico em particular. Especificamente, o Grupo tem por objetivo investigar os processos criativos de construção e validação do conhecimento, e a sua codificação e estruturação na linguagem, abordando essas tarefas do ponto de vista da Filosofia da ciência, da História da ciência, da Epistemologia e da Filosofia da linguagem.

Integrado por professores da UFS e de outras Universidades brasileiras, o Grupo teve seu início em 2007. O GE2C tem estabelecido contatos e intercâmbios acadêmicos com professores e grupos de pesquisa de Universidades do Brasil, da Argentina, Chile, México, Espanha e Portugal.

O GE2C realiza Seminários periódicos e Colóquios anuais com o propósito de fortalecer a pesquisa e a formação de graduandos e pós-graduandos na UFS.

Página do grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5330370382651620

Informações adicionais: sermenn@hotmail.com

GRUPO DE PESQUISA EM ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA

O Grupo de Pesquisa em Ética e Filosofia Política da Universidade Federal de Sergipe (GEFP-UFS) nasceu do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da História e Modernidade (NEPHEM), que existe desde 1998. Em 2003, o Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos deu início à organização de um grupo de pesquisa que enfatizasse o tratamento de temas ligados à Filosofia Política, ao Direito, à História, à Moral, à Economia, à Religião e à Ética com base no estudo analítico e/ou histórico de autores da Modernidade e da Contemporaneidade.

Site oficial do grupo: https://eticaefilosofiaufs.wixsite.com/filosofia

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FILOSOFIA DA HISTÓRIA E MODERNIDADE (NEPHEM)

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da História e Modernidade (NEPHEM) vem, desde 1998, atuando na área da Filosofia da História e seu nexo com a modernidade, tendo como objetivo o estudo e a pesquisa dos clássicos desta área nos séculos XVII e XVIII, bem como a repercussão por eles provocada na Filosofia Contemporânea. Poder-se-ia acrescentar a este grande objetivo, um outro não menos importante: estimular a pesquisa filosófica rigorosa, baseada numa estrita metodologia que tem na História da Filosofia o seu eixo principal. Neste sentido, o NEPHEM vem, desde aquela época, promovendo os seus Seminários de Pesquisa e Ciclos de Conferências (Nacionais e Internacionais). Além destes, o NEPHEM realiza ainda encontros periódicos para estudo e discussão do encaminhamento das pesquisas de seus membros, para os quais são convidados alunos e professores dos Cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia da UFS, e demais interessados. Mantém o GT Filosofia da História e Modernidade na ANPOF.

Página do grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9202464317068594

VIVA VOX

O Viva Vox realiza pesquisas sobre a filosofia clássica e e contemporânea, produzindo traduções, artigos e livros, bem como promovendo cursos de extensão e palestras voltadas para os alunos da UFS e para a comunidade em geral.

Página do grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/25961