A Comissão de seleção responsável pelo processo seletivo 2025 para estudante regular do PPGF publica as obras que servirão de referência para a realização da primeira etapa do certame, ou seja, da prova escrita.
Ao todo são cinco obras, divididas de acordo com a linha de pesquisa. Confira como ficou a distribuição para cada uma:
1) Linha de pesquisa: Conhecimento e Linguagem
PLATÃO. A República: livro VI. 9.ed. Tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira, Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993. p. 265-313.
HUME, David. Uma Investigação sobre o Entendimento Humano: seções II a VII. In.: Investigações sobre o Entendimento Humano e sobre os Princípios da Moral, Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: UNESP, 2004. p. 33-118.
NUSSBAUM, Martha. Pedagogia socrática: a importância da argumentação. In.: Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. Tradução de Fernando Santos. São Paulo: Martins Fontes, 2015, p. 47-77.
2) Linha de pesquisa: Filosofia da História e Modernidade
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. O conceito de Iluminismo. In.: Dialética do esclarecimento. Tradução Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
KANT, Immanuel. Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. Tradução Rodrigo Naves e Ricardo Terra. São Paulo: Brasiliense, 1986.
A inscrição segue aberta até o dia 8 de novembro. A primeira etapa será realizada no dia 25 de novembro. Nesse ano, a seleção destinará 40% das vagas para estudantes cotistas (pretos, pardos e indígenas)