Sáb, 19 de outubro de 2024, 11:30

Coordenador-geral do IBICT participa de debate organizado pelo PPGF
O evento foi organizado pelo PPGF e contou com o apoio da POSGRAP/COPGD

O Coordenador-geral de Tecnologias de Informação e Informática do IBICT, o prof. Dr. Hugo Valadares, participou ontem, 18/10/2024, de um debate para discutir os impactos da Inteligência Artificial (IA) na pesquisa científica brasileira.

Em sua exposição inicial, Hugo Valadares falou, brevemente, das atribuições do IBICT para, em seguida, expor detalhes do debate que o órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) tem promovido em torno da Inteligência Artificial.

Segundo ele, o governo brasileiro está empenhado em investir recursos públicos para que o país possa ter soberania nacional na preservação dos dados e constituição da modelagem computacional para criação de soluções usando IA. Ressaltou que, mesmo tendo ciência das dificuldades para competir com as grandes empresas privadas de outros países, a tentativa é de ter uma altenativa de IA similar ao que o governo federal fez quando ajudou a criar o software livre.

Na parte reservada ao diálogo com os/as presentes, uma questão monopolizou a atenção dos/as presentes: a dimensão ética no uso do IA. Para Valadares, essa é uma questão que, por enquanto, não há uma resposta. Em seguida, convidou a comunidade filosófica a pensar e discutir possibilidades para esse debate.

O debate foi mediado pelo prof. Dr. Christian Lindberg, coordenador do PPGF, e pelo prof. Dr. Gladston Rafael, coordenador da COPGD/POSGRAP.


Notícias UFS