Nos últimos dias, o Programa de pós-graduação em Filosofia (PPGF) da Universidade Federal de Sergipe, em colaboração com o Departamento de Filosofia e com o Nephem, promoveu duas palestras de destaque, reafirmando seu compromisso com a integração entre Graduação e Pós-graduação, debate filosófico e pluralidade de temas. As atividades fazem parte de uma iniciativa mais ampla de fortalecimento do diálogo filosófico no âmbito da UFS, coordenada em conjunto por docentes e discentes, e organizada a partir de convites a professores externos e internos.
A primeira palestra contou com a presença da Profa. Dra. Sílvia Altmann (UFRGS), que fez uma introdução à obra Crítica da Razão Pura, de Immanuel Kant, no âmbito do Seminário de Filosofia Alemã, promovendo intensa participação de alunos da graduação e do PPGF. A segunda foi realizada pelo Prof. Dr. Alfredo Storck (UFRGS), que tratou do tema Os cursos filosóficos no Brasil colonial, reunindo a comunidade acadêmica movida por interesse comum e fomentando trocas entre diferentes níveis de formação. Em ambas, a participação ativa dos estudantes e o interesse dos docentes refletem o potencial de construção de redes de aprendizagem e pesquisa, e espaço que o PPGF e a graduação em Filosofia da UFS vêm empenhando-se em consolidar.
Ressalta-se a continuidade do Seminário de Filosofia Alemã, idealizado pelos professores Edmilson Menezes, Everaldo de Oliveira e Arthur Grupillo. O primeiro encontro ocorreu em maio, com a participação do Prof. Dr. Evaldo Sampaio (UFC), com uma palestra sobre a Genealogia da moral, de Friedrich Nietzsche. O seminário, que visa retomar e expandir o debate sobre filosofia alemã na UFS, terá nova etapa no próximo ano. A palestra do professor Alfredo, organizada pelo Grupo de Ética e Filosofia Política, sob coordenação do professor Antonio Carlos dos Santos, demonstra o cuidado do Programa com a pluralidade temática e o estímulo ao diálogo entre diferentes áreas da filosofia.



